segunda-feira, 1 de outubro de 2012

COXA E CORINTHIANS: UMA PÉSSIMA RODADA


Como todos devem saber, as torcidas do Coritiba e do Corinthians protagonizaram cenas lastimáveis na rodada do Brasileirão neste fim de semana, veja aqui e aqui. Antes de mais nada, reitero: cenas lastimáveis, escrotidão, covardes em bando.

Só que aí vi gente comentando que “oras, torcida do Coxa é imbecil, motivo: Curitiba”, como se São Paulo fosse o lugar mais pacífico e democrático do Brasil. E vi palmeirense dizer “olha como corinthiano é imbecil”, como se semanas atrás não houvesse o seguinte episódio: palestrinos furiosos no Pacaembu, jogando objetos no campo quando Romarinho fez um gol e comemorou em frente à torcida alviverde. Isso sem citar as cadeiras quebradas do estádio por conta da derrota. Então assim, sem essa de que corinthianos e coxas são babacas. É um problema de TORCIDAS, não de clubes. Afinal, quem não se lembra que Loco Abreu foi sumariamente PUNIDO por ter beijado o símbolo do Botafogo diante dos xingamentos da torcida do Flamengo? Ou Neymar vaiado durante jogo do Brasil no Morumbi. Porque tava jogando mal? Não. Porque é santista. Única e exclusivamente, desculpae.

É aquela velha história de que pimenta nos olhos dos outros é refresco. Se foi com o time do outro, tudo bem. "O meu é super-educado, fino, politicamente correto". Parem. Apenas parem. Só podemos reeducar a torcida brasileira quando PENSARMOS como torcida brasileira e não como de clube A, B ou C. É o primeiro passo, creio.

Há ainda outra questão que vou levantar, mas temo ser linchada em praça pública. Enfim, hay que endurecerse sin perder la ternura.  As “regras de etiqueta” dentro de cada torcida: Não pode gritar gol antes, não pode ir com blusa de outra cor diferente do time em questão, não pode cornetar, blablabla. Antes de mais nada, reitero: sou CONTRA violência, de todos os tipos, cor e credo, inclusive à liberdades individuais.
Mas há mais critérios entre o céu e o mar do que julga nossa vã filosofia. Vamos lá, nada vai mudar se eu gritar gol antes, certo? Certo, é superstição. Nada muda também se eu for com a blusa de outra cor para o jogo de time X, ok? Ok, também é superstição. Nada muda se eu cornetar. Mas a torcida não gosta de nada disso e vc é xingado se o fizer, enfim. E até xingar/reclamar/protestar, admito e acho legítimo. Nego tá na sua casa e na sua casa as regras são SUAS, os que entram precisam conhecer e respeitar. Violência é onde se perde a razão na discussão. E o anfitrião se torna um animal, um primitivo. Foi o que infelizmente aconteceu na torcida do Coxa e era o que poderia ter acontecido na torcida do Corinthians se a polícia não tivesse intervindo.

Alguém disse que “Futebol é a religião do ateu” e não poderia haver melhor definição. O futebol nos dá a licença para falar palavrão, para xingar a mãe do juiz, para gritar gol depois das 22h, para fazer buzinaço em plena segunda-feira, para praticar bullying com o rival impunemente. É quase a licença para um LEVE desvio de caráter. Eu disse LEVE, veja. Porque tudo tem LIMITE. A violência é esse limite. Violência física e verbal. É onde vc deixa de ser torcedor civilizado para ser um bicho. Mas no estádio, há de se reconhecer que esse limite transita por uma linha tênue entre a civilização e a barbárie.

No fim, o que eu quero dizer é: se os episódios se resumissem à xingamentos da torcida em forma de protesto e não em violência físico-verbal, eu apoiaria porque estão em suas casas. Do contrário, é vandalismo. Puro e simples. De TODOS.

É isso.

3 comentários:

Odil disse...

Sobre o que aconteceu no Pacaembu, eu estava lá, vi o que aconteceu e digo: não teve nada de lastimável, ninguém encostou um dedo no escocês. Vamos inverter a situação: se eu fosse à Escócia ver um jogo do Celtic com uma camisa azul, cor do arquirrival Rangers, a torcida do Celtic faria o quê comigo? De resto, concordo com tudo.

ISA disse...

Mas no frigir dos ovos, foi mais ou menos isso que eu disse, Odil. Há espaço para TODOS e se vc entra na casa de alguém precisa respeitar as regras que lá existem.

Odil disse...

Exatamente. Eu posso entrar num museu sem camisa? Não. Então por quê raios a torcida corinthiana tem que aceitar um cidadão vestido de verde em sua própria casa? Bando de chatos hipócritas, isso sim.